Permanent Peace
Visión De Conjunto La Evidencia La Teoría Otros Beneficios La Tecnología El Origen El Plan ¿Qué Puedo Hacer Yo?
Portal Desenvolvimento total do cérebro Noticias Quem Somos Contato Contribuya A La Paz
 

Efeito sobre a Guerra

A capacidade dos grupos criadores de paz de reduzir o terrorismo e a guerra foi analisada em grande numero de estudos. Os resultados produzidos por grupos geradores de paz temporários (com uma duração de semanas ou meses) têm sido consistentemente positivos, com uma redução quase imediata de mortes devido à guerra, numa média superior a 70%. Para ver os resultados de um grupo de geradores de paz estabelecido durante um longo período veja abaixo. Alguns exemplos:

Redução da Guerra no Líbano — e Melhoras nos índices de Criminalidade, Incêndios,
Acidentes e da Bolsa de Valores

Um estudo diário de uma assembléia de dois meses em Israel, em agosto e setembro de 1983, indica que nos dias em que o número de participantes na assembléia geradora de paz (“tamanho do grupo MT”) era alto, a intensidade da guerra no vizinho Líbano diminuía drasticamente. Quando o número de participantes era elevado, o número de mortes devidas a guerra no Líbano diminuiu 76% (p<.0001). (A expressão matemática p<.0001 indica que, como resultado da análise matemática padrão, a possibilidade de que o resultado seja atribuído a variáveis aleatórias nos níveis de luta, foi menor que 1 em 10.000. Isto equivale a um nível de confiança muito maior do que é normal nas ciências sociais).

O mesmo estudo também indica melhoras em um amplo número de indicadores sociais, incluindo a criminalidade, os acidentes de trânsito, o número de incêndios, e o mercado de valores. Estas diferentes medidas geralmente não têm correlação (não se pode predizer os índices das bolsas de valores observando as estatísticas de criminalidade, por exemplo). O fato de que todas melhoraram em uníssono em correlação ao nível de participação na meditação - é uma indicação forte de que as assembléias criadoras de paz irradiam uma influência generalizada de harmonia e coerência pela sociedade inteira, que pode ser medida de muitas formas diferentes.

O gráfico acima ilustra uma correlação estatística altamente significativa entre as mudanças diárias na participação na assembléia criadora de paz e nas mudanças diárias de um índice composto de qualidade de vida que mede todas as variáveis juntas: guerra, criminalidade, incêndios, acidentes e bolsas de valores. A correlação é tão forte que pode ser vista pela simples comparação dos dados, inclusive sem análise matemática.

Este estudo foi publicado na revista mais respeitada de estudos sobre a paz (Journal of Conflict Resolution 32: 776-812, 1988).

Redução da Guerra no Líbano

Este estudo é uma réplica dos resultados da redução bélica no Líbano encontrados no estudo anterior. Desta vez os pesquisadores não consideraram apenas uma assembléia geradora de paz, e sim 7 assembléias consecutivas (93 dias ao todo) durante um período de dois anos, no o período mais crítico da guerra quase contínua no Líbano. Algumas destas assembléias foram relativamente pequenas, ainda que próximas (uma no Líbano mesmo e outra em Israel). Outras destas assembléias foram grandes (6.000-8.000) e distantes (Holanda e Estados Unidos). Pela relação tamanho/distância, todas foram suficientemente grandes para, em teoria, afetar o conflito. Este estudo é especialmente significativo porque a guerra no Líbano era uma combinação de guerra convencional, guerra de guerrilhas e terrorismo. Comparado com todos os demais dias deste estudo de 841 dias, durante os 93 dias das assembléias geradoras de paz se verificou que:

  • O número de mortes devidas à guerra diminuiu 71% (p<10-10)
  • O número de feridos devido à guerra caiu 68% (p < 10-6)
  • O nível de batalhas e de outros conflitos caiu 48% (p < 10-8)
  • A cooperação entre antagonistas aumentou 66% (p < 10-6).

Estes quatro resultados foram combinados em um Índice Composto Guerra/Paz para a guerra do Líbano entre junho de 1983 e agosto de 1985 (ver gráfico acima). Durante cada um destes sete períodos experimentais, a análise de avaliação de impacto de séries temporais indica progresso significativo em direção à paz.

Tendo-se em vista que o número de dias do estudo é tão grande, e que se conseguiu uma redução drástica da guerra sete vezes consecutivas, a possibilidade de que os resultados combinados se devam ao acaso é praticamente inexistente - menos de uma parte em 10-19 (p<.00000000000000000001), fazendo do efeito criador de paz das meditações em grupo (Efeito Maharishi) o fenômeno mais rigorosamente comprovado na história das ciências sociais. (Journal of Social Behaviour and Personality 17 (1): 285-338, 2005).

Para ir ao Sumário seguinte,
clicar aqui:

Seguinte Sumário

Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:

Mais Detalhes

 
     
“Este artigo põem a prova uma hipótese que soa para a maioria dos leitores (incluindo a mim) como pouco ortodoxa, por dizer o mínimo... Não obstante a hipótese está logicamente derivada das premissas iniciais, e os ensaios empíricos foram executados competentemente. Estes são estandardizes aos que normalmente se submetem os originais apresentados a essa revista”.
Bruce Russett, Ph.D.,
Professor de Relações Internacionais, Universidade de Yale, Editor do Journal of Conflict Resolution
VOLVER A ARRIBA