Conhecimento e Experiência da Consciência para o Pleno Desenvolvimento do Cérebro
Durante os últimos 50 anos Maharishi tem revelado o conhecimento subjetivo de estados mais elevados de consciência e orientado a pesquisa do desenvolvimento do cérebro associado a estes estados. A sua formulação de uma ciência completa da consciência recebe o nome de Ciência Védica, a qual proporciona um marco teórico para a explicação de todos os fenômenos mentais. Inclui a descrição da qualidade da fisiologia, percepção e comportamento de indivíduos que têm ganho a experiência destes estados, assim como os procedimentos sistemáticos para o seu desenvolvimento, o que constitui uma orientação sem preço.
De acordo com a Ciência Védica de Maharishi, existem 4 estados de consciência além dos 3 usuais de vigília, dormir e sonhar. No total, 7 estados principais de consciência. Cada estado de consciência tem os seus parâmetros psicológicos, fisiológicos e comportamentais característicos. Assim, o ritmo respiratório, as ondas EEG, o funcionamento do cérebro, a química do sangue entre outros parâmetros, e a experiência subjetiva da “realidade”, são distintos em cada um dos 7 estados de consciência.
A pesquisa científica realizada durante os últimos 40 anos confirma a existência de estados mais elevados de consciência, como foi mencionado na seção anterior. No nível do cérebro, os estados mais elevados de consciência vêm caracterizados por um funcionamento mais integrado do cérebro e pela coexistência de estilos diferentes do seu funcionamento. De acordo com a Ciência Védica, o estado mais elevado de consciência caracteriza-se pelo funcionamento completo do cérebro.
De acordo com esta disciplina, a experiência básica para o desenvolvimento completo do funcionamento do cérebro é a experiência repetida da Consciência Transcendental. Isto habitua e flexibiliza o cérebro a manter estados mais evoluídos de saúde, percepção, inteligência, criatividade e felicidade, associados com os estados mais elevados de consciência.
Diz-se que a Consciência Transcendental é o campo fundamental de inteligência e equilíbrio da natureza, o equivalente ao campo unificado da lei natural, se usarmos a linguagem da física moderna. Diz-se que a dinâmica fundamental deste campo é o Veda e a literatura védica, cujas reverberações dão lugar a todas as leis da natureza que governam a origem e a evolução ordenada do universo. Quando a mente humana está plenamente infundida deste valor, a percepção se refina até o ponto de ter informações definidas de conhecimento da origem do espaço, o tempo e a causalidade. Um estado de Conhecimento Total.
Durante os últimos 35 anos, centenas de milhares de experiências subjetivas deste tipo têm sido recolhidas e registradas pelos cientistas da Maharishi European Research University, indicando o caminho sistemático para o desenvolvimento de estados de maior conhecimento e bem-estar, nos quais se diz que o indivíduo deixa de cometer erros.
Assim, esta pesquisa muda o conceito de ter todas as diferentes áreas de conhecimento num campus universitário, “todo o conhecimento em um campus”, para a possibilidade de ter “todo o conhecimento em um cérebro”.
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|