Qual é a Causa Principal do Terrorismo e da Guerra?
A carta da UNESCO declara , “a guerra começa na mente dos homens”. A Ciência Védica da consciência determina, além disto, que a guerra começa não na mente individual dos políticos ou dos generais, mas sim na consciência coletiva de sociedades inteiras.
Aqui, consciência coletiva significa aproximadamente o que a imprensa costuma chamar de “o estado de ânimo nacional”, o que os agentes das bolsas de valores chamam de o ”clima do investidor”, e àquilo que os historiadores se referem com a palavra alemã “Zeitgeist” (espírito dos tempos). Na Ciência Védica da consciência, tal e como foi elucidada por Maharishi Mahesh Yogi, a consciência coletiva de qualquer sociedade se descreve como uma atmosfera social global que surge dos membros individuais de uma sociedade, e que repercute numa influência recíproca sobre esses mesmos indivíduos, modificando seu pensamento e comportamento. Se o estresse e a tensão acumulam-se na consciência coletiva, a incoerência social resultante agita os indivíduos e os grupos e, diretamente, alimenta a violência social, incluindo a criminalidade, o terrorismo e a guerra.
Nas palavras de Maharishi,
“Todos os eventos de violência, negatividade, conflitos, crises ou problemas em qualquer sociedade nada mais são do que a expressão do aumento do estresse na consciência coletiva. Quando o nível de estresse se torna suficientemente intenso, este se desencadeia em violência e guerra externa, ou criminalidade, acidentes e desordem interna.”
Em teoria, portanto, os grupos geradores de paz atuam para prevenir a criminalidade, o terrorismo e a guerra, dissolvendo o estresse na consciência coletiva, antes que se manifeste em violência social.
Para ir ao Sumário seguinte,
clicar aqui:
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|