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Ativação do cérebro

Outro tipo de pesquisa que indica que a educação não promove o desenvolvimento total do funcionamento do cérebro é o estudo da atividade do cérebro durante operações mentais. A conclusão desta pesquisa é que processos cognitivos específicos e áreas específicas de conhecimento estão associadas com atividade em áreas localizadas, específicas do cérebro.

Por exemplo, a pesquisa indica que as atividades mentais de ler palavras e falar estas palavras ativam áreas corticais específicas diferentes. Estudos similares mostram que áreas separadas do cérebro são ativadas pela memória de categorias diferentes, tais como, ferramentas, animais, e nomes de pessoas. Estes resultados foram encontraram por meio de estudos de imagens neuronais que medem as mudanças do fluxo sanguíneo (representando mudanças na atividade neuronal) durante trabalhos cognitivos.

Assim, as experiências de ter maestria sobre áreas específicas de conhecimento, ou envolver-se numa variedade de execuções cognitivas focalizadas, ativa apenas áreas muito específicas do cérebro mais do que desenvolver uma maior integração do funcionamento cerebral.

Ativação do cérebro em áreas específicas, durante processos mentais

Resumo: Estudos usando técnicas de imagens neuronais têm descoberto que áreas específicas de conhecimento e processos mentais específicos de memória e linguagem estão, cada uma delas, associadas com áreas altamente específicas de ativação do cérebro.

Mostra de descobertas: Estudos funcionais de imagens neuronais avaliam a atividade metabólica ou fluxo sanguíneo associado com a atividade neuronal, através de tomografia de emissão de pósitrons (PET) e imagens de ressonância magnética funcional (fMRI). Estes procedimentos produzem imagens tridimensionais através de métodos de tomografia computadorizada. O procedimento do PET está baseado em medir a distribuição espacial de um radionucleótido injetado que emite pósitrons e o fMRI está baseado nas propriedades magnéticas, que dependem do nível de oxigênio do sangue.

Estudos de neuro-imagens, em humanos, revelam grande especificidade na representação cortical de memórias de longo prazo. Por exemplo, locais separados de ativação se encontram no lóbulo temporal esquerdo ao nomear pessoas, ferramentas, e animais. Esta especificidade cortical também se encontra nas diferentes formas em que as memórias são processadas, tal e como é indicado pela ativação cortical em regiões médio-temporais quando as memórias são codificadas e quando são lembradas (29). Uma especificidade similar em termos de processamento da linguagem tem sido encontrada em estudos PET, conduzindo a um novo entendimento de áreas da linguagem do cérebro em termos de componentes localizados de input e output fonológico (30).

Esta pesquisa indica que o tipo de experiências características da prática educativa usual –ler, falar, estudar e memorizar áreas específicas de conhecimento, ou aprender habilidades específicas- ativam apenas áreas isoladas do cérebro e não promovem o funcionamento integrado do cérebro como um todo.

Referências desta seção:
(28) Nature 380: 499–505, 1996.

(29) Science 276: 264–266, 1997.

(30) Clinical Neuroscience 4: 78–86, 1997.


 

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“Neste mundo de temor e incerteza que vivemos hoje em dia, cada estudante deveria ter um período de classe diário para mergulhar dentro de si mesmo e experimentar o campo de silêncio – felicidade (bem-aventurança) – que é o reservatório imenso de energia e inteligência que esta no mais profundo, dentro de cada um de nós. Só desta maneira poderemos salvar a próxima geração.”

O educador e cientista Maharishi Mahesh Yogi.

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