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Melhora das Habilidades que Usualmente Declinam com a Idade

É amplamente aceito que o declínio do funcionamento cognitivo com a idade está associado com a perda neuronal (5).

A pesquisa mostra, não obstante, que a prática da técnica da Meditação Transcendental melhora muitas variáveis fisiológicas, cognitivas e comportamentais que geralmente declinam com a idade. Isto inclui mudanças nas seguintes variáveis que têm sido relacionadas mais de perto com o funcionamento cerebral: aumento do fluxo sanguíneo cerebral (37), aumento da potência alfa EEG (32,33), resposta mais rápida (menor latência) dos potenciais evocados P300 do cérebro (41,44), aumento da habilidade de aprendizagem e melhora da memória (56), aumento da criatividade (57), aumento da inteligência (50,51), reação mais rápida (50), aumento da independência de campo (53), e flexibilidade comportamental aumentada (56).

Estes desenvolvimentos, opostos a direção do processo de envelhecimento, sugerem desenvolvimento contínuo do cérebro e aumento da integração do funcionamento cortical em adultos através da experiência da Consciência Transcendental.

Além disto, um grande número de outros desenvolvimentos opostos a direção do processo de envelhecimento acontecem através da prática regular da técnica da Meditação Transcendental, incluindo diminuição da susceptibilidade ao stress (54), redução da pressão sanguínea alta (58), doenças cardiovasculares reduzidas (59), aumento do soro DHEA-S (sulfato dehydroepiandrosterone, um hormônio adrenal relacionado com a boa saúde nos idosos) (60), aumento da eficiência do controle endócrino (55), e redução da depressão (61). (Por favor veja o gráfico de inversão do processo de envelhecimento que segue na próxima página.)

Estes resultados indicam maior integração e efetividade no funcionamento total do cérebro e processos fisiológicos relacionados, isto é, maior integração e efetividade na relação entre o córtex cerebral, as estruturas subcorticais do cérebro, o sistema nervoso autônomo, e os processos neuroendócrinos.

Referências desta página
(5) Annual Reviews of Psychology 49: 72–111, 1998.(32) Electroencephalography and Clinical Neurophysiology 35: 143–151, 1973.(33) Revue d’Electroencephalographie et de Neurophysiologie Clinique 4: 445–453, 1974.(41) Psychophysiology 26: S29 (Abstract), 1989.(42) Psychophysiology 27: S23 (Abstract), 1990.(43) Dissertation Abstracts International 53(6): 3189B, 1992.(44) Psychophysiology 31: S98 (Abstract), 1994. (50) Personality and Individual Differences 12: 1105–1116, 1991.(51) Higher Education Research and Development 15: 73–82, 1995.(53) Perceptual and Motor Skills 39: 1031–1034, 1974.(54) Psychosomatic Medicine 35: 341–349,

 

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“Neste mundo de temor e incerteza que vivemos hoje em dia, cada estudante deveria ter um período de classe diário para mergulhar dentro de si mesmo e experimentar o campo de silêncio – felicidade (bem-aventurança) – que é o reservatório imenso de energia e inteligência que esta no mais profundo, dentro de cada um de nós. Só desta maneira poderemos salvar a próxima geração.”

O educador e cientista Maharishi Mahesh Yogi.

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