Maior sincronia do funcionamento do cérebro
A sincronia da atividade eletroencefalográfica (EEG) reflete um funcionamento integrado de grandes grupos de neurônios. Estudos com EEG têm descoberto que durante a prática da técnica da Meditação Transcendental, a atividade do EEG está altamente sincronizada por quase todas as áreas corticais; esta sincronia foi medida em todas as categorias de freqüências EEG associadas com consciência desperta (theta, alpha e beta).
Nas frequências alpha (8-14 ciclos por segundo) um ritmo estável alpha se extende muitas vezes por toda a superfície cortical; nas frequências theta (4-7 cps) explosões hipersincrônicas ocasionais se encontram em todas as áreas corticais, assim como temos theta rítmicos; e as frequências beta (15-50 cps) freqüências generalizadas rápidas acontecem com um ritmo beta dominante por volta de 20 cps, assim como uma amplitude menor de 40 cps (32,33). Atividade sincrônica EEG em todas estas freqüências e áreas corticais reflete uma integração global do funcionamento cerebral.
Referências para esta página
(32) Electroencephalography and Clinical Neurophysiology 35: 143–151, 1973.(33) Revue d’Electroencephalographie et de Neurophysiologie Clinique 4: 445–453, 1974.
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|