Inversão do declínio prévio de habilidades entre os idosos
A pesquisa mostra que perdas anteriores em habilidades devido ao envelhecimento podem também ser revertidas. Indivíduos em asilos que aprenderam o programa da Meditação Transcendental (idade média de 81 anos) mostraram melhora da habilidade de aprendizagem, flexibilidade cognitiva aumentada, flexibilidade comportamental aumentada, redução da pressão sanguínea sistólica, melhora da saúde mental, e aumento da longevidade, em contraste com grupos de controle (56, 62). (Favor, ver o gráfico). Estes resultados sugerem que declínios prévios relacionados com a idade do funcionamento cerebral, redução na integração e equilíbrio das estruturas cortical, sub-cortical e periférica, pode ser revertida através da prática da técnica da Meditação Transcendental.
O grande número de descobertas desta seção mostra, portanto, melhora no funcionamento total do cérebro, sistema nervoso periférico, e processos neuroendócrinos através do programa da Meditação Transcendental.
Aumento da Longevidade em Idosos
Este estudo de seguimento de um grupo de idosos (idade média de 80,7 anos) que foram escolhidos aleatoriamente a aprenderem o programa de Meditação Transcendental ou a três outros grupos de controle, verificou que aqueles que aprenderam o programa de Meditação Transcendental mostraram um aumento significativo na longevidade (tempo de sobrevivência) em comparação com os outros três grupos. Outro estudo de seguimento durante 18 anos de pacientes hipertensos (idade média de 72 anos) mostrou que aqueles que praticaram a técnica da Meditação Transcendental apresentavam uma longevidade maior de 23%, de 30% menos risco de mortalidade por doença cardiovascular e de 49% menos risco de morte por câncer (62 b).
Referência: Circulation 93: 629 (Abstract), 1996. American Journal of Cardiology, May 2nd, 2005.
Referências desta página
(56) Journal of Personality and Social Psychology 57: 950–964, 1989. (62) Circulation 93: 19 (Abstract), 1996. (62 b) American Journal of Cardiology, May 2nd, 2005.
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|