Aumento do fluxo sanguíneo no cérebro
Durante processos cognitivos específicos tais como ler, falar, codificação e recuperação da memória, o fluxo sanguíneo aumenta apenas em áreas muito isoladas do córtex (29,30). Não obstante, pesquisas sobre a técnica da Meditação Transcendental têm descoberto que durante a sua prática há um aumento do fluxo sanguíneo cerebral em ambas partes, occipital e frontal do córtex (37), refletindo um estado integrado de atividade cortical estendida sobre grandes áreas do cérebro (ver o gráfico). Esta descoberta do aumento do fluxo sanguíneo também indica um estado de alerta interno, durante a prática da técnica da Meditação Transcendental, porque, em contraste, durante o sono leve há uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral relativo.
Esta descoberta também contrasta com os efeitos a longo prazo do processo de envelhecimento; o fluxo sanguíneo geralmente decresce com a idade (38).
Todas estas descobertas mencionados acima – maior uso das reservas latentes ou escondidas do cérebro, aumento da sincronia e coerência da atividade eletroencefalográfica em diversas freqüências e pontos corticais, e aumento amplo do fluxo sanguíneo através do córtex - refletem maior integração do funcionamento do cérebro durante a prática da técnica da Meditação Transcendental.
Aumento do Fluxo Sanguíneo no Cérebro
através da técnica da Meditação Transcendental
Indivíduos que praticavam a técnica da Meditação Transcendental experimentaram um aumento significativo do fluxo sanguíneo no cérebro durante a prática, em contraste com controles. O aumento do fluxo sanguíneo cerebral foi encontrado em ambas áreas, na parte occipital (atrás) do cérebro, gráfico acima, e também na área frontal.
Referência: Physiology & Behavior 59: 399–402, 1996.
Referências desta página
(29) Science 276: 264–266, 1997.(30) Clinical Neuroscience 4: 78–86, 1997.(37) Physiology & Behavior 59: 399–402, 1996.(38) Kohn, R. R. In Handbook of the Biology of Aging. New York: Van Nostrand Reinhold, 1977.
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|