Permanent Peace
Visión De Conjunto La Evidencia La Teoría Otros Beneficios La Tecnología El Origen El Plan ¿Qué Puedo Hacer Yo?
Portal Desenvolvimento total do cérebro Noticias Quem Somos Contato Contribuya A La Paz
 

Aumento do fluxo sanguíneo no cérebro 

Durante processos cognitivos específicos tais como ler, falar, codificação e recuperação da memória, o fluxo sanguíneo aumenta apenas em áreas muito isoladas do córtex (29,30). Não obstante, pesquisas sobre a técnica da Meditação Transcendental têm descoberto que durante a sua prática há um aumento do fluxo sanguíneo cerebral em ambas partes, occipital e frontal do córtex (37), refletindo um estado integrado de atividade cortical estendida sobre grandes áreas do cérebro (ver o gráfico). Esta descoberta do aumento do fluxo sanguíneo também indica um estado de alerta interno, durante a prática da técnica da Meditação Transcendental, porque, em contraste, durante o sono leve há uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral relativo.

Esta descoberta também contrasta com os efeitos a longo prazo do processo de envelhecimento; o fluxo sanguíneo geralmente decresce com a idade (38).

Todas estas descobertas mencionados acima – maior uso das reservas latentes ou escondidas do cérebro, aumento da sincronia e coerência da atividade eletroencefalográfica em diversas freqüências e pontos corticais, e aumento amplo do fluxo sanguíneo através do córtex - refletem maior integração do funcionamento do cérebro durante a prática da técnica da Meditação Transcendental.

Aumento do Fluxo Sanguíneo no Cérebro
através da técnica da Meditação Transcendental


Indivíduos que praticavam a técnica da Meditação Transcendental experimentaram um aumento significativo do fluxo sanguíneo no cérebro durante a prática, em contraste com controles. O aumento do fluxo sanguíneo cerebral foi encontrado em ambas áreas, na parte occipital (atrás) do cérebro, gráfico acima, e também na área frontal.

Referência: Physiology & Behavior 59: 399–402, 1996.

Referências  desta página
(29) Science 276: 264–266, 1997.(30) Clinical Neuroscience 4: 78–86, 1997.(37) Physiology & Behavior 59: 399–402, 1996.(38) Kohn, R. R. In Handbook of the Biology of Aging. New York: Van Nostrand Reinhold, 1977.

Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:

Más Detalles

 
     

“Neste mundo de temor e incerteza que vivemos hoje em dia, cada estudante deveria ter um período de classe diário para mergulhar dentro de si mesmo e experimentar o campo de silêncio – felicidade (bem-aventurança) – que é o reservatório imenso de energia e inteligência que esta no mais profundo, dentro de cada um de nós. Só desta maneira poderemos salvar a próxima geração.”

O educador e cientista Maharishi Mahesh Yogi.

VOLVER A ARRIBA