EFEITOS SOBRE A SAÚDE E USO DE DROGAS
A Educação Baseada na Consciência faz uso do programa de auto desenvolvimento mais pesquisado cientificamente em toda a história da humanidade, a técnica da Meditação Transcendental. Devido aos bons resultados, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos têm financiado pesquisas num montante superior a US$ 21 milhões sobre os efeitos deste programa, na prevenção de doenças e promoção da saúde. A maior parte destes fundos têm focado em pesquisa sobre doenças cardiovasculares e os seus fatores associados de risco.
Pesquisas sobre o programa da Meditação Transcendental têm sido realizadas em mais de 200 universidades e institutos de pesquisa durante os últimos 40 anos, em 33 países, e tem sido publicada em mais de 100 revistas científicas, incluindo Scientific American, Business and Health, Science, the Journal of American Medical Association, Hypertension, Circulation, American Journal of Cardiology, Journal of the Canadian Medical Association, Lancet, Psychosomatic Medicine, Stroke (AHA), American Journal of Hypertension, American Journal of Health Promotion, American Journal of Physiology, Journal of Social Behaviour and Personality, Addictive Behaviors, Alcoholism Treatment Quarterly, Journal of Offender Rehabilitation. No total há mais de 600 estudos publicados.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que 80% das doenças são de origem psicossomática. O stress é “pandêmico” na sociedade moderna. Entre as doenças que têm origem psicossomática pode-se mencionar a asma, a bronquite, a insônia, a hipertensão e doenças cardiovasculares em geral. O stress também é, por exemplo, um componente importante no câncer.
A técnica da Meditação Transcendental incide diretamente sobre o stress e doenças relacionadas. Assim, em um estudo realizado com 2000 pessoas que praticavam Meditação Transcendental, quando comparadas com outras 600000, pode-se constatar que apresentaram por volta de 50% menos câncer, 80% menos doenças cardiovasculares, e 50% menos necessidade de consultas médicas (Psychosomatic medicine 49: 493-507, 198). Segue uma amostragem das pesquisas.
Estudantes universitários que aprenderam à técnica da Meditação Transcendental mostraram uma melhora na saúde geral conforme foi medido pelo Perfil de Saúde de Duke (composto de medidas físicas, mentais e sociais) depois de três meses, em contraste com grupos de estudantes de outras duas universidades que não aprenderam à técnica da Meditação Transcendental. Referência: Journal of Instructional Psychology (22: 308-319, 1995)
A meta-análise é o procedimento para tirar conclusões definitivas sobre um grande número de estudos de pesquisa. Uma meta-análise de todas as pesquisas disponíveis sobre o programa de Meditação Transcendental encontrou que a prática desta técnica produz um estado de repouso profundo comparado com condições de controle, conforme mostrado pela redução do ritmo respiratório, condutividade basal da pele (aumento da resistência da pele), e redução do lactato no plasma. Referência: American Psychologist 42; 897-881, 1987.
Um estudo sobre o uso e despesas médicas verificou que aqueles que participavam no enfoque Maharishi a Saúde baseado na consciência, que inclui a prática do programa de Meditação Transcendental, mostraram um número muito menor de dias de internação no hospital, de visitas ambulatoriais, e de despesas globais médicas em comparação com o padrão. Referências: (1) The American Journal of Managed Care 3: 135-144, 1997. (2) Psychosomatic medicine 49: 493-507,1987.
Pacientes com pressão sanguínea alta que aprenderam o programa de Meditação Transcendental mostraram redução significativa das pressões sistólica e diastólica do sangue depois de três meses, em contraste com aqueles que aleatoriamente foram conduzidos à educação para a saúde em como reduzir a pressão sanguínea através da dieta e exercício. Referência: Hypertension 26: 820-827, 1995.
Uma meta-análise estatística de 146 resultados de estudos independentes mostrou que o programa de Meditação Transcendental é significativamente mais efetivo em reduzir a ansiedade que outras técnicas. Referência: Journal of Clinical Psychology 45: 957-974, 1989.
Pacientes sofrendo de problemas de stress pós-traumático que aprenderam o programa de Meditação Transcendental mostraram redução significativa na depressão depois de 4 meses, em contraste com outros que foram dirigidos aleatoriamente a psicoterapia. Referência: Journal of Counseling and Development 64: 212-215, 1985.
Uma meta-análise de 198 resultados independentes sobre tratamentos verificou que o programa de Meditação Transcendental produz uma redução significativamente maior no consumo de tabaco, álcool e drogas não prescritas que os tratamentos convencionais para abuso de substâncias e os programas de prevenção convencionais. Enquanto que os efeitos dos programas convencionais diminuem rapidamente em 3 meses, os efeitos do programa de Meditação Transcendental aumentam com o tempo, com abstinência completa de cigarro, álcool e drogas não prescritas, de 51% a 89% num período de 18-22 meses. Os efeitos do programa de Meditação Transcendental estão baseados em melhoras naturais e fundamentais no funcionamento psicofisiológico do indivíduo.
Referências: (1) Alcoholism Treatment Quarterly 11 (1994): 13-87. (2) International Journal of Addictions 26 (1991): 293-325. (3) Self recovery: Treating Addictions Using Transcendental Meditation and Maharishi Ayurveda. The Haworth Press, New York, (1994).
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|