Aumento da coerência EEG durante a Consciência Transcendental
A coerência EEG mede a relação entre a atividade EEG de dois pontos diferentes no couro cabeludo; quantifica a consistência de relação de fase de dois sinais EEG numa freqüência dada. Maior coerência EEG indica, por tanto, maior integração do funcionamento cerebral nas áreas medidas.
A pesquisa tem mostrado que durante a prática da técnica de Meditação Transcendental, períodos de tempo identificados por mudanças respiratórias como períodos de Consciência Transcendental apresentam um aumento significativo de coerência EEG, fazendo a média sobre todas as freqüências medidas (1-50 cps) e lugares corticais (nove pares de eletrodos) (34). (Por favor, ver o gráfico)
Esta descoberta indica que durante a Consciência Transcendental há aumento da integração do cérebro, tal e como refletem a ampla gama de freqüências EEG e áreas corticais medidas.
Aumento da coerência EEG durante a Consciência Transcendental através da Meditação Transcendental
Durante a técnica da Meditação Transcendental indivíduos reportam muitas vezes a experiência subjetiva da Consciência Transcendental ou Consciência Pura, o estado de mínima excitação da consciência. Este estudo encontrou que muitas experiências de Consciência Pura eram associadas com períodos de suspensão da respiração natural, e que durante estes períodos de suspensão respiratória os indivíduos experimentam maior coerência EEG média em todas as freqüências e áreas do cérebro, em contraste com períodos de controle, onde os sujeitos voluntariamente mantinham a sua respiração.
Referência: Psychosomatic Medicine 46: 267–276, 1984.
Referências para esta página
(34) Psychosomatic Medicine 46: 267–276, 1984.
Para ver mais detalhes sobre este assunto,
clicar aqui:
|
|